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sexta-feira, 14 de março de 2008

Introdução à Física Moderna no Ensino Médio

Passado mais de um século dos primeiros passos da Teoria Física que atualmente conhecemos como Física Moderna este conhecimento não chegou efetivamente ao aluno de Ensino Médio. Recentemente, desencadearam-se ações para a introdução desta Física partiram de algumas escolas, sobretudo impulsionadas, particularmente, pelas cobranças deste conhecimento nas provas de vestibulares de algumas Universidades. Na sociedade atual, parcela da produção tecnológica e do conhecimento que se detém é oriundo do conhecimento desta Teoria. Os documentos oficiais que estabelecem diretrizes para a educação brasileira, afirmam que esta deve caminhar para formação do cidadão, consciente de seu papel nesta sociedade e que possa compreendê-la de forma atuante. Neste sentido, indiretamente, há cobranças também destes em relação à inserção da Física Moderna na Educação Básica.

Partindo do ponto de vista de alguns professores do Ensino Médio em relação à preparação para o ensino deste conteúdo e também suas opiniões a respeito dos livros de Física que possuem o assunto de Relatividade Restrita discutido na Física Moderna da Educação Básica. Tenta-se traçar um perfil de abordagem desses livros didáticos para este nível de ensino, em relação ao conteúdo e da apresentação da Teoria da Relatividade Restrita ou Especial.

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