Passado mais de um século dos primeiros passos da Teoria Física que atualmente conhecemos como Física Moderna este conhecimento não chegou efetivamente ao aluno de Ensino Médio. Recentemente, desencadearam-se ações para a introdução desta Física partiram de algumas escolas, sobretudo impulsionadas, particularmente, pelas cobranças deste conhecimento nas provas de vestibulares de algumas Universidades. Na sociedade atual, parcela da produção tecnológica e do conhecimento que se detém é oriundo do conhecimento desta Teoria. Os documentos oficiais que estabelecem diretrizes para a educação brasileira, afirmam que esta deve caminhar para formação do cidadão, consciente de seu papel nesta sociedade e que possa compreendê-la de forma atuante. Neste sentido, indiretamente, há cobranças também destes em relação à inserção da Física Moderna na Educação Básica.
Partindo do ponto de vista de alguns professores do Ensino Médio em relação à preparação para o ensino deste conteúdo e também suas opiniões a respeito dos livros de Física que possuem o assunto de Relatividade Restrita discutido na Física Moderna da Educação Básica. Tenta-se traçar um perfil de abordagem desses livros didáticos para este nível de ensino, em relação ao conteúdo e da apresentação da Teoria da Relatividade Restrita ou Especial.
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