Pesquisa personalizada

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Sugestões ao Ensino de Física no País

A educação pública hoje no país está com uma realidade preocupante, pois diante de um currículo defasado, muitos sustentam a possibilidade de não haver condições de mudar tais programas educacionais. Porém é de se acreditar da necessidade de aperfeiçoar o ensino básico na rede pública do país, uma sugestão que tenho em mente e acredito que seja o desejo de muitos professores e educadores. É que o ensino de ciências fosse distribuído entre as três matérias que regem tal conteúdo, são elas: a biologia, a química e a física. Sendo esses ensinados a partir da 5ª série do ensino fundamental, em que essas disciplinas seriam acompanhadas por professores capacitados nas devidas matérias podendo haver melhor aproveitamento tanto por parte dos alunos como também dos próprios professores. E aproveitando que tenho um pequeno conhecimento referente ao conteúdo de física aqui deixo minhas contribuições para ser avaliada ou aceita, para melhorada ou incluída na sociedade.
Pensando no ensino de física na rede pública, a idéia séria da seguinte forma: No primeiro ano de contato com tal disciplina, que sendo a 5ª série do ensino fundamental o alunado teria as disciplinas de física com noções básicas da idéia de pesquisas feitas na área. Onde o professor ajudaria no desenvolvimento do conteúdo de mecânica clássica: referente a cinemática, a dinâmica e a estática. Já na 6ª série do ensino fundamental teria as disciplinas de termologia e termodinâmica. Na 7ª série do ensino fundamental seriam as disciplinas de óptica e mecânica ondulatória. E a 8ª série do ensino fundamental teriam acesso ao conteúdo de eletricidade e eletromagnetismo, em que todos esses anos haveria o acesso ao laboratório de física. O que possibilitaria o desenvolvimento de pesquisas na área de física a partir do cientifico, onde a produtividade do ensino já estaria mais aplicada ao estudo numa profissão desejada. O ensino no cientifico teria uma realidade diferente e mais direcionado a pesquisas e estudo de disciplinas mais avançadas e ligado à modernização, como o conteúdo de Física Moderna, Mecânica Quântica, Física Nuclear. Tendo em mente assuntos atuais como aquecimento global e estudos direcionados a astronomia, entre outras disciplinas que seriam interessantes. Onde no ensino fundamental para cada ano teríamos dois professores no mínimo onde um ensinaria em sala de aula e outro desenvolveria no laboratório o que se foi aprendido em sala de aula. Já no cientifico teríamos um professor de física para cada disciplina referente, por exemplo, a Física Moderna, Mecânica Quântica e Física Nuclear. Onde no último ano cientifico seria visado os conteúdos referentes à 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, em que a partir da necessidade de prestar vestibular para ingressar numa universidade esses teriam condições de rever tais conteúdos juntamente com ajuda de quatro professores de física, onde esses seriam direcionais as necessidades de cada matéria, ou seja, um ensinaria o assunto da 5ª série, outro o assunto referente a 6ª série e o assunto de óptica, em que o terceiro ensinaria mecânica ondulatória e o assunto da 8ª série. Já o quarto professor ficaria a orientar os alunos referentes à Física Moderna, Física Nuclear, Mecânica Quântica e etc.
Bem! Fica aqui minha pequena e sugestiva contribuição ao ensino de Física, acredito ser algo a se pensar!

Nenhum comentário:

Que Flor é essa?

Que Flor é essa?